ANÁLISE: Michael Jackson’s This Is It

28 10 2009

EM CARTAZ Um show! É o que podemos dizer desse documentário póstumo dos bastidores daquilo que seria os últimos 50 shows de Michael Jackson em Londres. Ainda mais se você conferir “Michael Jackson’s This Is It” numa sala com um bom sistema de áudio como o THX utilizado na minha sessão.

Simplesmente espetacular. Se não fosse pelas pausas para ajustes técnicos, de iluminação ou de som, This is It seria um show e não um documentário propriamente dito.

Todas as minúcias que cercavam a preparação do espetáculo eram vigiadas bem de perto pelo Rei do Pop, que o documentário faz questão de mostrar.

Como muitos afirmam no documentário, Michael conhece profundamente suas músicas e sabe qual o melhor arranjo, qual a melhor nota musical que permitirá que suas composições tenham o efeito desejado para o público. E isso ocorre inúmeras vezes durante o ensaio, que nos mostra o quanto Michael é perfeccionista, querendo a todo tempo, que a produção musical seja igual ao original e tudo aquilo que for acrescentado para impressionar o público saia como ele deseja. Era sua opinião que prevalecia: “É para isso que ensaiamos!”, Michael Jackson afirma várias vezes, assim como palpita em tudo – demonstrando o seu conhecimento, o seu domínio sobre tudo aquilo presente em um palco.

This is It” em suas quase duas horas de duração mostra de tudo um pouco: começa com um pequeno texto situando o espectador no tempo dos ensaios; mostra rapidamente os ensaios para a escolha dos dançarinos, definidos como uma extensão de Jackson no palco; os testes de iluminação, de coreografia, de efeitos especiais; a produção dos vídeos que compõem a apresentação na tela ao fundo do palco – não preciso citar que Thriller e Smooth Criminal são alguns exemplos.

Além das cenas de bastidores, This is It traz também depoimentos de todos os envolvidos nessa mega-produção: cantores, produtores musicais, guitarristas, o próprio diretor Kenny Ortega. Mas quem ganha um merecido destaque são os dançarinos.

Grande parte deles, para não dizer todos, seguem essa carreira graças a figura inspiradora que é para quem eles trabalham agora. Inspiração que não encontra obstáculos para sair da Austrália ou Holanda e seguir para Los Angeles participar dos testes e quem sabe, a partir daí, dos ensaios da última turnê do maior astro da música. E também são os dançarinos que formarão, entusiasticamente, a escassa platéia nos momentos de performance individual de Michael. E é aqui que mais uma vez nos damos conta que aquilo não é realmente um show.

Impossível não se empolgar com a projeção, não balbuciar os grandes sucessos de Michael, difícil de se conter e não acompanhar o ritmo das músicas com palmas (e se contentar em apenas balançar a cabeça, afinal estamos numa sala de cinema – como minha vizinha de poltrona), não vislumbrar-se com os grandiosos efeitos e com toda a indumentária que viria a ser utilizada no show.

E lamenta-se apenas que, se apenas ensaios com suas paradas e ajustes técnicos, sem a continuidade característica do show, This Is It já é empolgante, o que não seria esses 50 shows de Michael Jackson? Certamente impactaria os seus fãs como era a pretensão dele.

Que injustiça a sua perda assim, se ao menos a realização de um show sequer para ficar registrado. Só nos resta constatar a genialidade de Michael Jackson com seus últimos passos sobre o palco reunidos numa obra fascinante, embora incompleta.

COTAÇÃO: 5/5.


Ações

Informação

One response

27 01 2010
Lançamento DVD This is It « Universo Entretenimento

[…] depois de passar por pouco mais de duas semanas nos cinemas brasileiros. E como já havia dito aqui, vale a pena ter essa recordação em […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




PALPITEIRO BRASILEIRO

Campeonato dos Palpiteiros - Temporada 2019

Blog do Renato Nalini

Ex-Secretário de Estado da Educação e Ex-Presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo. Atual Presidente e Imortal da Academia Paulista de Letras. Membro da Academia Brasileira de Educação. É o Reitor da UniRegistral. Palestrante e conferencista. Professor Universitário. Autor de dezenas de Livros: “Ética da Magistratura”, “A Rebelião da Toga”, “Ética Ambiental”, entre outros títulos.

Abraccine - Associação Brasileira de Críticos de Cinema

Site com atividades e informações sobre a associação que reúne profissionais da crítica cinematográfica de todo o Brasil

Sinfonia Paulistana

um novo olhar

%d blogueiros gostam disto: