Um novo cinema brasileiro

16 05 2010

O cinema brasileiro vem se rejuvenescendo, a procura de novos caminhos, novas temáticas. O que nós, espectadores, somos extremamente gratos. Afinal, já não se aguenta mais filmes com o padrão Globo de televisão. Embora a Globo Filmes seja ainda um grande apoiador da produção cinematográfica brasileira, seja produzindo-a ou distribuindo-a pelo território nacional, nosso cinema não pode mais ser um capítulo estendido de uma telenovela.

Desde o mês passado, por exemplo, temos visto essa nova fase do cinema nacional. Começou com o ótimo As Melhores Coisas do Mundo, de Laís Bodanzky, quando nossas produções se distanciam da miséria, da pobreza, da violência ou da comédia digna de um sábado a noite que dominava nosso cinema.

O longa de Laís abre um novo caminho a ser percorrido por nossos cineastas, já que a temática juvenil (ou histórias protagonizadas por jovens e desconhecidos talentos) já embasa produções que terão suas estreias muito em breve nos cinemas. Se em ‘As Melhores…’ temos um quadro da juventude típica da metrópole, conectada e baladeira, poderemos conferir adolescente em um outro cenário, menos corriqueiro, mas ainda assim fascinante, pertencente às cidades do interior brasileiro, a ser visto em Antes que o Mundo Acabe que traz a história de jovens do interior do Rio Grande do Sul como podemos ver no trailer a seguir.

Além desses dois filmes, temos a adaptação literária de Jorge Amado, Capitães da Areia, que também traz mais produto nacional diversificado, que junto, traz, positivamente, mais renovação para o casting brasileiro.

O longa nos distancia do contemporâneo e, nos anos 50, constata mais uma das várias regionalizações brasileiras – agora a do Nordeste, mas precisamente Salvador. E mais uma vez, jovens atores encarregados de dar vida a um arco narrativo.

É o cinema nacional descobrindo novos filões, novos caminhos, novas formas de entreter. Afinal, a Sétima Arte abrange um leque infinito de variedades, e os filmes do Brasil não pode ficar marcado por apenas uma das dobras desse leque.

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




PALPITEIRO BRASILEIRO

Campeonato dos Palpiteiros - Temporada 2017

Blog do Renato Nalini

Secretário da Educação do Estado de São Paulo, Imortal da Academia Paulista de Letras e Membro da Academia Brasileira da Educação.

Abraccine - Associação Brasileira de Críticos de Cinema

Site com atividades e informações sobre a associação que reúne profissionais da crítica cinematográfica de todo o Brasil

Sinfonia Paulistana

um novo olhar

%d blogueiros gostam disto: