Duas observações comerciais

22 06 2012

No início dessa semana notei duas coisas interessantes que merecem o registro aqui no Universo E! embora não envolvam diretamente o mundo do entretenimento.

A primeira é a boa ideia encontrada para facilitar e a vida de clientes e operadores de caixa nas compras do dia-a-dia. O que acredito valer para toda a rede de farmácias é a forma que a Drogasil encontrou para arredondar o valor total das compras, onde os alguns centavos a mais são oferecidos aos clientes em forma de doação a instituição AACD para o arredondamento do valor final, para que não só a boa ação (uma doação à instituição sem fins relativos e idônea em seus projetos de assistência à criança e ao adolescente com deficiência), como também no ganho de agilidade de concretização da operação comercial que, obviamente, terá a maioria das vendas realizadas com valores inteiros de reais, facilitando consequentemente o troco.

A segunda observação ocorreu na rede de hipermercados Wal*Mart do shopping Parque Dom Pedro em Campinas. Quem frequentemente utilizou essa unidade nos últimos meses sabe o quanto o cliente sofre para vencer as intermináveis filas dos caixas. E pela primeira vez, nessa semana durante minha visita, não havia uma única fila nem nos caixas destinados às compras maiores, nem nos caixas rápidos.

Esse peculiar baixo movimento pode ser relacionado a paralisação no fornecimento de sacolas plásticas, já que muita gente deixa de comprar nos supermercados por simplesmente esquecer levar a sacola retornável consigo (principalmente naquela compra de última hora, que você dá uma ‘passadinha’ na loja) e/ou também porque não concorda em comprar essas mesmas sacolas retornáveis toda bendita vez em que vai ao mercado.

Esse movimento da APAS (Associação Paulista de Supermercados) é mais um oportunismo baseado no consumo sustentável do que uma preocupação ambiental propriamente dita. Eles estão muito mais empenhados em diminuir o custo de suas operações (já que  o custo do corte das sacolinhas sequer é repassado ao consumidor através das baixas dos preços), do que preocupados com a quantidade de sacolas descartáveis produzidas.

Veremos nos capítulos a seguir, com a oposição do Ministério Público paulista a decisão da associação, o real empenho desses empresários com a sustentabilidade do planeta e se eles estão dispostos a deixar de lucrar por defenderem uma causar maior.

Anúncios

Ações

Informação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s




PALPITEIRO BRASILEIRO

Campeonato dos Palpiteiros - Temporada 2018

Blog do Renato Nalini

Ex-Secretário de Estado da Educação e Ex-Presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo. Ex-Presidente e Imortal da Academia Paulista de Letras. Membro da Academia Brasileira de Educação. Atual Reitor da UniRegistral. Palestrante e conferencista. Professor Universitário. Autor de dezenas de Livros: “Ética da Magistratura”, “A Rebelião da Toga”, “Ética Ambiental”, entre outros títulos.

Abraccine - Associação Brasileira de Críticos de Cinema

Site com atividades e informações sobre a associação que reúne profissionais da crítica cinematográfica de todo o Brasil

Sinfonia Paulistana

um novo olhar

%d blogueiros gostam disto: