Por mais educação nos cinemas #2

26 03 2011

Primeira mente, nossa conversa começou aqui com esse excelente texto de Pablo Villaça, editor do site Cinema em Cena.

E por incrível que pareça, já vinha martelando desde aquela época um texto sobre os problemas enfrentando nos multiplex’s da vida. E agora o texto está aqui, tornando-se a segunda parte do tema Por mais educação nos cinemas!”.

Mas antes:

 

A cada dia que passa torna-se praticamente impossível ir ao cinema e assistir a um filme tranquilamente. É notória, perceptível a falta de educação que as pessoas estão tendo ao freqüentar uma sessão. Cinema é uma atividade coletiva onde você paga para entrar numa sala para curtir ao máximo aquele momento, se divertir, entreter. Para passar o seu tempo.

Por se tratar de uma atividade coletiva é óbvio que, por dedução, você não está na sua casa então espera-se um certo respeito ao seu vizinho de poltrona ou de fileira. Durante a projeção procurar fazer o máximo de silêncio, passando quase imperceptível aos olhos do próximo. O único fator que deve chamar a nossa atenção são as projeções na tela grande.

E é cada vez mais raro isso acontecer atualmente. Não há sessão que se salve e sempre em um momento ou em outro você acaba sendo importunado por alguém, seja:

1) MEXENDO NO CELULAR – a pessoa tem, desde que chega na sala e desde (não deveria, mas dá-se o desconto) a exibição dos trailers, tempo suficiente para desligar o bendito do telemóvel. Não tem que colocá-lo no silencioso e muito menos no vibratório, você TEM que desligar o seu aparelho de comunicação. Não fazendo isso, você irrita quem está ao seu lado, atendendo uma chamada ou olhando as horas. Se você está no cinema, pra quê você quer saber as horas? Se você tem algum compromisso marcado, uma sala de cinema, definitivamente, não é o lugar ideal para esperar o tempo passar. Vá folhear uma revista na livraria, tomar um café, comer um lanche, mas jamais entre no cinema preocupado com que horas você vai sair ou quando a sessão vai acabar. Siga estas sábias palavras – relaxe e goze!

2) FAZENDO BARULHO NO PIQUENIQUE – seja com guloseimas internas: misturando o sal no saco de pipoca como se fosse uma batedeira ou chupando o gelo do seu copo sem refrigerante; ou então, com as externas: abrindo saquinhos plásticos ou amassando os de papel, pegando guardanapos, abrindo garrafas/latas de refrigerantes e afins. Não precisamos ter tolerância zero nesse aspecto. Só pede-se o bom senso – se for fazer um banquete com um monte de porcaria no cinema, chegue com antecedência e faça todos os barulhos possíveis ANTES do filme começar.

3) COMPORTE-SE NUM AMBIENTE PÚBLICO – não irrite o seu vizinho batendo o pé/a perna na poltrona da frente e não seja incoveniente colocando essas mesmas partes do corpo em uma poltrona vazia a sua frente.

* * * Só mais um adendo, raro de acontecer, mas já aconteceu comigo assistindo O Vencedor em fevereiro: se você se deslocar da sua casa de chinelo, não comece a coçar as suas friei… os seus pés no cinema, porque isso é EXTREMAMENTE deselegante para dizer o mínimo. Ainda mais se a pessoa ao seu lado estiver apenas a uma poltrona de distância de você!

4) NADA DE DIÁLOGOS – deixe para fazer suas conclusões, comentários e achismos sobre o filme APÓS a sessão. Eu não sou burro! Tenho capacidade para compreender o que está se desenrolando na tela e não preciso que ninguém fique narrando/descrevendo/explicando/discutindo as cenas para mim.

 

 

Quando vou ao cinema, eu tento ao máximo me precaver desses problemas, evitando os lugares mais procurados e sentando nas fileiras dos cantos. O que pode ou não ser uma boa estratégia. Se a sessão estiver vazia, beleza, senão, as fileiras dos cantos serão preenchidas pelos retardatários que em geral, são os piores frequentadores de cinema. E se você sentou ali para evitar os tais problemas descritos aqui, sinto muito!

Isso não pode acontecer: está esperando uma ligação? Tem um compromisso com hora marcada? Se a fome é maior do que sua vontade de ver um filme, NÃO VÁ ao cinema.Quer asssitir o filme mesmo assim? Emita todos os barulhos possíveis antes do filme começar e pelo menos tente ter uma boa sessão. Pra você e para os outros!


Ações

Information

Deixe um comentário




Blog do Merten

Uma geleia geral a partir do cinema.

PALPITEIRO BRASILEIRO

Campeonato dos Palpiteiros - Temporada 2024

Blog do Renato Nalini

Ex-Secretário de Estado da Educação e Ex-Presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo. Atual Presidente e Imortal da Academia Paulista de Letras. Membro da Academia Brasileira de Educação. É o Reitor da UniRegistral. Palestrante e conferencista. Professor Universitário. Autor de dezenas de Livros: “Ética da Magistratura”, “A Rebelião da Toga”, “Ética Ambiental”, entre outros títulos.

Abraccine - Associação Brasileira de Críticos de Cinema

Site com atividades e informações sobre a associação que reúne profissionais da crítica cinematográfica de todo o Brasil

Sinfonia Paulistana

um novo olhar